Definição

na soldagem por resistência, as peças a serem soldadas são pressionadas uma contra outra por meio de eletrodos consumíveis, por estes é passada uma alta corrente que ocasiona, segundo a lei de joule (q = k r i2 t ), uma quantidade de calor proporcional ao tempo, resistência elétrica e intensidade de corrente, que deverá ser suficiente para permitir que a região de contato entre as peças a serem soldadas atinja o ponto de fusão.quase todas as espécies de aço são passíveis de serem soldados, como por exemplo: metais leves, aço, zinco, cobre e bronze. só se pode soldar entre si metais de natureza diferentes, quando suscetíveis a formar uma liga ou quando se introduz entre eles um material intermediário que pode ligar-se aos metais base. 

Princípios de solda

para que possamos soldar uma peça com esse processo, é necessário verificarmos 3 fatores importantes: aquecimento, tempo e pressão, e mantermos um equilíbrio entre eles.– aquecimento: é a temperatura a que deve se submeter as chapas a serem soldadas. essa temperatura deve atingir 1300ºc no núcleo da solda para obter a fusão adequada, e não deve exceder a temperatura de 900ºc na superfície diretamente em contato com o eletrodo. caso contrário, a estrutura granular do metal será enfraquecida. para atingir essa temperatura deve haver uma resistência elevada, na superfície de contato entre as chapas a serem soldadas.

– tempo:  é o tempo necessário para a corrente fluir e fazer a solda. se bem que o tempo durante o qual a corrente flui afeta o calor gerado, basicamente usamos o tempo para desenvolver o botão de solda requerido, a fim de obter a resistência mecânica necessária ao conjunto soldado. quanto mais tempo a corrente fluir maior será o botão de solda, até o limite do diâmetro do eletrodo usado. o tamanho do botão de solda reduz-se rapidamente à medida que decrescer o tempo de solda.

– pressão:  é a compressão sofrida pelas chapas através dos eletrodos, e esta é de vital importância no controle de qualidade da solda, porque ela afeta a resistência na face de contato entre os materiais e como consequência o calor gerado.